2º Simpósio de Peixes Ornamentais de Minas Gerais.

Evento ocorre em Muriaé e tem como objetivo apresentar as principais tendências do mercado

Nos dias 23 e 24 de agosto, Muriaé recebe o 2º Simpósio de Peixes Ornamentais de Minas Gerais e o 2º Encontro de Parcerias, uma realização do Sebrae Minas, da Embrapa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Governo Federal. O evento ocorre no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste). As inscrições gratuitas devem ser feitas no Sebrae Minas, em Muriaé, ou no dia do evento, conforme disponibilidade de vagas.

O objetivo da ação é apresentar as tendências do mercado de peixes ornamentais e debater as principais necessidades dos piscicultores ornamentais da região. Na programação, diversas palestras e cinco minicursos vão abordar os temas “Critérios de peixes ornamentais para exposições”, “O mercado de peixes ornamentais – perspectivas e tendências”, “Sanidade de peixes ornamentais: prevenção e controle”, “Sistemas inovadores na produção de peixes ornamentais” e “Como iniciar uma piscicultura: do projeto à comercialização”.

Estima-se que a cadeia produtiva de peixes ornamentais movimente, por ano, mais de US$15 bilhões no mundo. Os dados são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Para especialistas do setor, o Brasil tem grande potencial de crescimento, sobretudo em regiões como a Zona da Mata mineira, onde, desde a década de 1980, a atividade vem sendo desenvolvida por pequenos produtores rurais.

Na microrregião de Muriaé, os municípios de Vieiras, São Francisco do Glória, Patrocínio do Muriaé, Barão do Monte Alto, Miradouro, Eugenópolis e Muriaé são responsáveis pela produção de, aproximadamente 65%, dos peixes ornamentais comercializados no Brasil. São mais de 200 produtores, em sua maioria pequenos, que fazem da atividade sua principal ou única fonte de renda.

Para fortalecer o segmento, no final de 2012, o Sebrae Minas iniciou um projeto na região. Os principais objetivos são organizar os produtores, suprir a carência por informações técnicas e legislação ambiental na área.

Programação das palestras

23/08

18h: Ações da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento” (Carolina Euler – zootecnista e diretora de Aquacultura – SEAPA)

18h30: Peixes ornamentais no Ceará – empreendedorismo de sucesso (Ivan Oliveira – engenheiro de pesca – ACLACE/ABLA)

19h30: Inovações tecnológicas nos sistemas de produção de peixes ornamentais (Jonas Motta – zootecnista – UENF)

20h30: Boas práticas produtivas na produção de peixes ornamentais (Fabrício Rezende – pesquisador – Embrapa Pesca e Aquicultura)

24/08

18h: Homenagem Póstuma a Paulo Braz (Manuel Vazquez – professor e pesquisador DSc -UENF)

18h30: Critérios de seleção de bettas para exposição e acasalamentos (Fernando Cecchetti – zootecnista – AquoRIO)

19h30: Melhoramento genético e qualidade de peixes ornamentais (Leonardo Glória -professor – UENF)

20h30: Regularização de pisciculturas em áreas de preservação permanente (Marcus Della Lucia – engenheiro ambiental – CFAL Ambiental)

21h: Peixes ornamentais no Rio Grande do Norte: empreendedorismo de sucesso (Paulo Faria – pesquisador – UFRN/EAJ/CARDUME POTIGUAR)

Serviço

Data: 23 e 24 de agosto de 2017

Horário: 17h30 às 22h

Local: IF Sudeste – campus Muriaé (Av. Cel. Monteiro de Castro, 550 – Barra)

Inscrições e informações: Sebrae Minas, em Muriaé / (32) 3721-9722

Sobre o Autor

has written 4397 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2019 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com