“E Quem Ousaria Dizer Que Manhuaçu Já Foi República Do Brasil E Com Moeda Própria?”

É isso mesmo, o município de Manhuaçu interior de Minas Gerais já foi República independente do Brasil e teve sua própria moeda. Em breve estará sendo feito o lançamento de uma obra que registra não somente uma malfadada experiência política de um coronel do município de Manhuaçu como também o histórico da geografia, e da política do leste de Minas Gerais.Depois de um exaustivo trabalho de mestrado, essa história foi reconstruída com objetivo de lançar luz sobre um fato obscurecido ‘ há mais de 110 anos conhecido como “República Manhuassu.” O autor do livro ” A REPÚBLICA DO SILÊNCIO” Manifestações do poder local no leste de Minas-1877-1896, escreve de “SS” com a finalidade de respeitar a grafia dos documentos da época.
Flávio Mateus dos Santos, autor da obra, é Mestre em História Social pela Universidade Severino Sombra em Vassouras RJ. especialização em História do Brasil pela UNEC de Caratinga e Licenciatura plena em História pela UNEC, membro honorário da A.M.L. Academia Manhuaçuense de Letras. A obra engloba a formação da região leste do Estado de Minas Gerais e lança luz sobre a vinda das famílias portuguesas, espanholas, alemãs e turcas na região Leste do Estado de Minas Gerais fazendo também uma grande explanação da história da cultura cafeeira da região do estado dando ênfase aos municípios de Caratinga, Manhuaçu e Ipanema.
Flávio Mateus dos Santos, recebeu o acompanhamento e a orientação da Dra. Surama Conde Sá Pinto, grande historiadora brasileira e professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde ocupa a cadeira de História do Brasil, contou também com os Dr’s em História, José de Assunção Barros, Hélio Soares Amaral, Gelson Rosentino de Almeida, Universidade Federal de S. Gonçalo-RJ. e o professor de Literatura da rede estadual de ensino, Fernando Campos.
Nutrido por grande acervo de fontes sobre a região, o autor valoriza muitos trabalhos de pesquisadores regionais que realizaram estudos sobre a região leste do Estado de Minas Gerais como também os submete à interpretação crítica da história. Nesse sentido, ele vale-se de novos mapeamentos realizados por cartógrafos contratados exclusivamente para seu estudo e ainda se vale de várias técnicas e critérios científicos para analisar as fontes possuindo até mesmo o apoio da polícia civil para averiguar a originalidade dos documentos analisados.
“A REPUBLICA DO SILÊNCIO” Manifestação do poder local do leste de MG 1877-1896, relata grande parte da História da cidade que o manhuaçuense ainda não conhece, com a fabulosa experiência política que ficou conhecida como República Manhuaçu realizada pelo Cel. Serafim Tibúrcio da Costa.
O autor ainda precisa de patrocínio (s) para rodar o livro na gráfica, maiores informações: e-mail flaviomateus@bol.com.br
Tel: (33) 8805-5951/ (33) 3333-1336/ (033) 9965-4555: Assessor Daniel.

Reportagens: Solange Malosto – Site www.programamaoamiga.com.br   Vídeo – Teógenes Nazaré – TV Catuaí -Manhuaçu – Afiliada a Rede Minas

Sobre o Autor

has written 4378 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2019 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com